DESCRITORES(MATEMÁTICA)

 Para  VISUALIZAR clik no link abaixo:

Descritores de 4 série ao 3 Ano(MATEMÁTICA).pdf (460,9 kB)

 Para fazer o DOWNLOAD clik no link abaixo:

Descritores de 4 série ao 3 ano.docx (34,7 kB) 

Descritores de Matemática 4ª série (5º ano) 

Prova Brasil 

Matemática 

São 28 descritores subdivididos em 04 temas. 

Tema I - Espaço e Forma

D1 - Identificar a localização /movimentação de objeto em mapas, croquis e outras 

representações gráficas.  

D2 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, 

relacionando figuras tridimensionais com suas planificações. 

D3 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo 

número de lados, pelos tipos de ângulos. 

D4 - Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, 

concorrentes, perpendiculares). 

D5 - Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da 

área em ampliação e /ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas. 

Tema II - Grandezas e Medidas 

D6 - Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não. 

D7 - Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como 

km/m/cm/mm/kg/g/mg/l/ml. 

D8 - Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo. 

D9 - Estabelecer relações entre o horário de início e término e /ou o intervalo da duração 

de um evento ou acontecimento. 

D10 - Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário 

brasileiro, em função de seus valores. 

D11 - Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas 

em malhas quadriculadas. 

D12 - Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, 

desenhadas em malhas quadriculadas. 

Tema III - Números e Operações / Álgebra e Funções 

D13 - Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como 

agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional. 

D14 - Identificar a localização de números naturais na reta numérica. 

D15 - Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens. 

D16 - Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma 

polinomial. 

D17 - Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.  

D18 - Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.  

 

D19 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da 

adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), 

comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa). 

D20 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da 

multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, 

configuração retangular e combinatória. 

D21 - Identificar diferentes representações de um mesmo número racional. 

 D22 - Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na 

reta numérica. 

D23 - Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema 

monetário brasileiro. 

D24 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes 

significados. 

D25 - Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo 

diferentes significados da adição ou subtração.  

D26 - Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%). 

Tema IV - Tratamento da Informação  

D27 - Ler informações e dados apresentados em tabelas. 

D28 - Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de 

colunas). 

 

 

Descritores de Matemática 8ª série (9º ano) 

 

 

Descritores do Tema I. Espaço e Forma 

D1 – Identificar a localização/movimentação de objeto, em mapas, croquis e outras 

representações gráficas. 

D2 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e 

tridimensionais,relacionando-as com suas planificações. 

D3 – Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e 

ângulos. 

D4 – Identificar relação entre quadriláteros, por meio de suas propriedades. 

D5 – Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lado s, do 

perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas 

quadriculadas. 

D6 – Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando 

ângulos retos e não- 

retos. 

D7 – Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação 

homotética são 

semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se 

alteram. 

D8 – Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus 

ângulos internos, 

número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos 

regulares). 

D9 – Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas 

cartesianas.(Geografia) 

D10 – Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas 

significativos. 

D11 – Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas 

relações. 

Descritores do Tema II. Grandezas e Medidas 

D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas. 

D13 – Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas. 

D14 – Resolver problema envolvendo noções de volume. 

D15 – Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de 

medida. 

Descritores do Tema III. Números e Operações /Álgebra e Funções 

D16 – Identificar a localização de números inteiros na reta numérica.ok 

D17 – Identificar a localização de números racionais na reta numérico.ok 

D18 – Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, 

subtração,multiplicação, divisão e potenciação).  

 

D19 – Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados 

das operações 

(adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). 

D20 – Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, 

subtração,multiplicação, divisão e potenciação). 

D21 – Reconhecer as diferentes representações de um número racional. 

D22 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes 

significados. 

D23 – Identificar frações equivalentes. 

D24 – Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma 

extensão do sistema de numeração decimal identificando a existência de “ordens” 

como décimos, centésimos e milésimos. 

D25 – Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, 

subtração, multiplicação, divisão e potenciação). 

D26 – Resolver problema com números racionais que envolvam as operações 

(adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). 

D27 – Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais.ok 

D28 – Resolver problema que envolva porcentagem. 

D29 – Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas 

entre grandezas. 

D30 – Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica.ok 

D31 – Resolver problema que envolva equação de segundo grau.ok 

D32 – Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada 

em sequencias de números ou figuras (padrões). 

D33 – Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa 

um problema. 

D34 – Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um 

problema. 

D35 – Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um 

sistema de equações de primeiro grau. 

Descritores do Tema IV. Tratamento da Informação 

D36 – Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou 

gráficos. 

D37 – Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos 

gráficos que as representam e vice-versa. 

 

Descritores de Matemática 3 ano (Ensino médio) 

 

 

Descritores do Tema I. Espaço e Forma 

Identificar figuras semelhantes mediante o reconhecimento de relações de 

proporcionalidade. 

D2 – Reconhecer aplicações das relações métricas do triângulo retângulo em um 

problema que envolva figuras planas ou espaciais. 

D3 – Relacionar diferentes poliedros ou corpos redondos com suas planificações ou 

vistas. 

D4 – Identificar a relação entre o número de vértices, faces e/ou arestas de 

poliedros expressa em 

um problema. 

D5 – Resolver problema que envolva razões trigonométricas no triângulo retângulo 

(seno, cosseno, tangente). 

D6 – Identificar a localização de pontos no plano cartesiano. 

D7 – Interpretar geometricamente os coeficientes da equação de uma reta. 

D8 – Identificar a equação de uma reta apresentada a partir de dois pontos dados 

ou de um ponto 

e sua inclinação. 

D9 – Relacionar a determinação do ponto de interseção de duas ou mais retas com 

a resolução de 

um sistema de equações com duas incógnitas. 

D10 – Reconhecer entre as equações de 2º grau com duas incógnitas, as que 

representam circunferências. 

Descritores do Tema II. Grandezas e Medidas 

D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas. 

D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas. 

D13 – Resolver problema envolvendo a área total e/ou volume de um sólido 

(prisma, pirâmide,cilindro, cone, esfera). 

Descritores do Tema III. Números e Operações /Álgebra e Funções 

D14 – Identificar a localização de números reais na reta numérica. 

D15 – Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas 

entre grandezas. 

D16 – Resolver problema que envolva porcentagem. 

D17 – Resolver problema que envolva equação de segundo grau. 

D18 – Reconhecer expressão algébrica que representa uma função a partir de uma 

tabela. 

D19 – Resolver problema envolvendo uma função de primeiro grau. 

D20 – Analisar crescimento/decrescimento, zeros de funções reais apresentadas 

em gráficos.  

 

D21 – Identificar o gráfico que representa uma situação descrita em um texto. 

D22 – Resolver problema envolvendo PA/PG dada a fórmula do termo geral. 

D23 – Reconhecer o gráfico de uma função polinomial de primeiro grau por meio de 

seus coeficientes. 

D24 – Reconhecer a representação algébrica de uma função do primeiro grau, 

dado o seu gráfico. 

D25 – Resolver problemas que envolvam os pontos de máximo ou de mínimo no 

gráfico de uma função polinomial do segundo grau. 

D26 – Relacionar as raízes de um polinômio com sua decomposição em fatores do 

primeiro grau. 

D27 – Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função 

exponencial. 

D28 – Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função logaritmo 

reconhecendo-a como inversa da função exponencial. 

D29 – Resolver problema que envolva função exponencial. 

D30 – Identificar gráficos de funções trigonométricas (seno, co-seno, tangente) 

reconhecendo suas propriedades. 

D31 – Determinar a solução de um sistema linear associando-o a uma matriz. 

D32 – Resolver o problema de contagem utilizando o princípio multiplicativo ou 

noções de permutação simples e/ou combinação simples. 

D33 – Calcular a probabilidade de um evento. Descritores do Tema IV. Tratamento da Informação 

D34 – Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos. 

D35 – Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos 

gráficos que as representam e vice-versa.