DESCRITORES(MATEMÁTICA)
Para VISUALIZAR clik no link abaixo:
Descritores de 4 série ao 3 Ano(MATEMÁTICA).pdf (460,9 kB)
Para fazer o DOWNLOAD clik no link abaixo:
Descritores de 4 série ao 3 ano.docx (34,7 kB)
Descritores de Matemática 4ª série (5º ano)
Prova Brasil
Matemática
São 28 descritores subdivididos em 04 temas.
Tema I - Espaço e Forma.
D1 - Identificar a localização /movimentação de objeto em mapas, croquis e outras
representações gráficas.
D2 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos,
relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.
D3 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo
número de lados, pelos tipos de ângulos.
D4 - Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos,
concorrentes, perpendiculares).
D5 - Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da
área em ampliação e /ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
Tema II - Grandezas e Medidas
D6 - Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.
D7 - Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como
km/m/cm/mm/kg/g/mg/l/ml.
D8 - Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.
D9 - Estabelecer relações entre o horário de início e término e /ou o intervalo da duração
de um evento ou acontecimento.
D10 - Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário
brasileiro, em função de seus valores.
D11 - Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas
em malhas quadriculadas.
D12 - Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas,
desenhadas em malhas quadriculadas.
Tema III - Números e Operações / Álgebra e Funções
D13 - Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como
agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
D14 - Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
D15 - Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.
D16 - Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma
polinomial.
D17 - Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
D18 - Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.
D19 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da
adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa),
comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa).
D20 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da
multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade,
configuração retangular e combinatória.
D21 - Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.
D22 - Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na
reta numérica.
D23 - Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema
monetário brasileiro.
D24 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes
significados.
D25 - Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo
diferentes significados da adição ou subtração.
D26 - Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
Tema IV - Tratamento da Informação
D27 - Ler informações e dados apresentados em tabelas.
D28 - Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de
colunas).
Descritores de Matemática 8ª série (9º ano)
Descritores do Tema I. Espaço e Forma
D1 – Identificar a localização/movimentação de objeto, em mapas, croquis e outras
representações gráficas.
D2 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e
tridimensionais,relacionando-as com suas planificações.
D3 – Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e
ângulos.
D4 – Identificar relação entre quadriláteros, por meio de suas propriedades.
D5 – Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lado s, do
perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas
quadriculadas.
D6 – Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando
ângulos retos e não-
retos.
D7 – Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação
homotética são
semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se
alteram.
D8 – Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus
ângulos internos,
número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos
regulares).
D9 – Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas
cartesianas.(Geografia)
D10 – Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas
significativos.
D11 – Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas
relações.
Descritores do Tema II. Grandezas e Medidas
D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
D13 – Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
D14 – Resolver problema envolvendo noções de volume.
D15 – Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de
medida.
Descritores do Tema III. Números e Operações /Álgebra e Funções
D16 – Identificar a localização de números inteiros na reta numérica.ok
D17 – Identificar a localização de números racionais na reta numérico.ok
D18 – Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição,
subtração,multiplicação, divisão e potenciação).
D19 – Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados
das operações
(adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D20 – Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição,
subtração,multiplicação, divisão e potenciação).
D21 – Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
D22 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes
significados.
D23 – Identificar frações equivalentes.
D24 – Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma
extensão do sistema de numeração decimal identificando a existência de “ordens”
como décimos, centésimos e milésimos.
D25 – Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição,
subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D26 – Resolver problema com números racionais que envolvam as operações
(adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D27 – Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais.ok
D28 – Resolver problema que envolva porcentagem.
D29 – Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas
entre grandezas.
D30 – Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica.ok
D31 – Resolver problema que envolva equação de segundo grau.ok
D32 – Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada
em sequencias de números ou figuras (padrões).
D33 – Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa
um problema.
D34 – Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um
problema.
D35 – Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um
sistema de equações de primeiro grau.
Descritores do Tema IV. Tratamento da Informação
D36 – Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou
gráficos.
D37 – Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos
gráficos que as representam e vice-versa.
Descritores de Matemática 3 ano (Ensino médio)
Descritores do Tema I. Espaço e Forma
Identificar figuras semelhantes mediante o reconhecimento de relações de
proporcionalidade.
D2 – Reconhecer aplicações das relações métricas do triângulo retângulo em um
problema que envolva figuras planas ou espaciais.
D3 – Relacionar diferentes poliedros ou corpos redondos com suas planificações ou
vistas.
D4 – Identificar a relação entre o número de vértices, faces e/ou arestas de
poliedros expressa em
um problema.
D5 – Resolver problema que envolva razões trigonométricas no triângulo retângulo
(seno, cosseno, tangente).
D6 – Identificar a localização de pontos no plano cartesiano.
D7 – Interpretar geometricamente os coeficientes da equação de uma reta.
D8 – Identificar a equação de uma reta apresentada a partir de dois pontos dados
ou de um ponto
e sua inclinação.
D9 – Relacionar a determinação do ponto de interseção de duas ou mais retas com
a resolução de
um sistema de equações com duas incógnitas.
D10 – Reconhecer entre as equações de 2º grau com duas incógnitas, as que
representam circunferências.
Descritores do Tema II. Grandezas e Medidas
D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
D13 – Resolver problema envolvendo a área total e/ou volume de um sólido
(prisma, pirâmide,cilindro, cone, esfera).
Descritores do Tema III. Números e Operações /Álgebra e Funções
D14 – Identificar a localização de números reais na reta numérica.
D15 – Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas
entre grandezas.
D16 – Resolver problema que envolva porcentagem.
D17 – Resolver problema que envolva equação de segundo grau.
D18 – Reconhecer expressão algébrica que representa uma função a partir de uma
tabela.
D19 – Resolver problema envolvendo uma função de primeiro grau.
D20 – Analisar crescimento/decrescimento, zeros de funções reais apresentadas
em gráficos.
D21 – Identificar o gráfico que representa uma situação descrita em um texto.
D22 – Resolver problema envolvendo PA/PG dada a fórmula do termo geral.
D23 – Reconhecer o gráfico de uma função polinomial de primeiro grau por meio de
seus coeficientes.
D24 – Reconhecer a representação algébrica de uma função do primeiro grau,
dado o seu gráfico.
D25 – Resolver problemas que envolvam os pontos de máximo ou de mínimo no
gráfico de uma função polinomial do segundo grau.
D26 – Relacionar as raízes de um polinômio com sua decomposição em fatores do
primeiro grau.
D27 – Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função
exponencial.
D28 – Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função logaritmo
reconhecendo-a como inversa da função exponencial.
D29 – Resolver problema que envolva função exponencial.
D30 – Identificar gráficos de funções trigonométricas (seno, co-seno, tangente)
reconhecendo suas propriedades.
D31 – Determinar a solução de um sistema linear associando-o a uma matriz.
D32 – Resolver o problema de contagem utilizando o princípio multiplicativo ou
noções de permutação simples e/ou combinação simples.
D33 – Calcular a probabilidade de um evento. Descritores do Tema IV. Tratamento da Informação
D34 – Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
D35 – Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos
gráficos que as representam e vice-versa.